Apostila concurso da Prefeitura de Bragança-PA 2024 – PROFESSOR – NÍVEL I

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Descrição

CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2024

PREFEITURA DE BRAGANÇA

APOSTILA PARA O CARGO DE PROFESSOR – NÍVEL I

LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos literários e não literários; Tipologia textual. Paráfrase, perífrase, síntese e resumo. Significação literal e contextual de vocábulos. Processos de coesão textual. Elementos de coesão textual: artigos, numerais, pronomes, conjunções, expressões sinônimas e antônimas. Coordenação e subordinação. Emprego das classes de palavras. Concordância Nominal e Verbal. Discurso Direto e Indireto. Regência. Estrutura, formação e representação das palavras. Ortografia oficial. Pontuação. Crase. Acentuação Gráfica. Morfologia e Sintaxe.

INFORMÁTICA BÁSICA: Conceito de Internet e intranet. Conceitos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a Internet/intranet. Ferramentas e aplicativos comerciais de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca, de pesquisa, de redes sociais e ferramentas colaborativas. Noções de sistema operacional (ambiente Windows). Identificação e manipulação de arquivos. Backup de arquivos. Conceitos básicos de hardware (placa-mãe, memórias, processadores (CPU) e disco de armazenamento (HDs, CDs e DVDs). Periféricos de computadores. Noções básicas de editores de texto e planilhas eletrônicas (Microsoft Word, Microsoft Excel, LibreOffice Writer e LibreOffice Calc).

PROFESSOR – NÍVEL I: Avaliação na Educação Infantil. Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil (rotina, sequência didática, projetos pedagógicos). Ludicidade na Educação Infantil. Leitura e literatura infantil na primeira infância. Desenvolvimento da motricidade, linguagem e cognição da criança. Histórico e teóricos da Educação Infantil. Processo de ensinar e aprender. Didática e Metodologia do Ensino em Anos Iniciais. Alfabetização e letramento. Linguagem oral e escrita. Produção de textos. Processos cognitivos na alfabetização. A construção e desenvolvimento da leitura e escrita. A formação do pensamento lógico da criança. ambiente alfabetizador e as dificuldades de aprendizagem. A alfabetização nos diferentes momentos históricos. A função social da alfabetização. A intencionalidade da avaliação no processo de apropriação e produção do conhecimento. As etapas do processo de alfabetização. A importância da consciência fonológica na alfabetização. A tecnologia a favor da alfabetização. A função social da escola; inclusão educacional e respeito à diversidade. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Novas tecnologias da informação e comunicação e a sua contribuição com a prática pedagógica. Projeto político-pedagógico da escola e o compromisso com a qualidade social do ensino. Base Nacional Comum Curricular no Ensino Fundamental Anos Iniciais: fundamentação, orientações didáticas, natureza, áreas do conhecimento, competências específicas das áreas do conhecimento. Lei Brasileira de Inclusão- Lei Federal n° 13.146/2015 e suas alterações; Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anosResolução CNECEB nº 07/2010; Diretrizes Curriculares Nacionais para educação Infantil; Resolução CNE/CEB nº 5 de 17 de dezembro de 2009 (fixa as diretrizes Curriculares nacionais para Educação Infantil); Referencial curricular nacional para a educação infantil (Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998); Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (Ministério da Educação/Secretaria da Educação Básica – Brasília: MEC/SEB, 2009); Avaliação Diretrizes operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos ao seu alinhamento à Política Nacional de Alfabetização (PNA). Constituição Federal de 1988 (Artigos n° 205 a n° 214); Didática Geral. Planejamento educacional; projeto político-pedagógico; sistema de ensino; sistema de avaliação do rendimento para a progressão escolar do educando. Currículo. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Constituição da República Federativa do Brasil. Com as Emendas Constitucionais. Dos Princípios Fundamentais – Art. 1º a 4º. Dos Direitos e Garantias Fundamentais – Art. 5º a 17. Constituição Federal, na parte referente à Educação (artigos 205 a 214). Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 LDB – Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. ECA – Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014 – Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Educação Inclusiva.

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+ INFORMAÇÕES SOBRE ESTE CONCURSO:

Prefeitura de Bragança – PA divulga Concurso Público com 396 vagas

As oportunidades são destinadas aos profissionais que tenham níveis fundamental, médio, técnico e superior

o estado do Pará, a Prefeitura de Bragança divulga a abertura de um novo Concurso Público que tem como objetivo a contratação e a formação de cadastro reserva de profissionais que tenham níveis fundamental, médio, técnico e superior.

As 396 oportunidades são para os cargos de Auxiliar de Serviços Operacionais (55); Gari (6); Maqueiro (1); Operador de Máquinas Pesadas (1); Porteiro (15); Vigia (50); Agente de Vigilância Ambiental (4); Agente de Vigilância Sanitária (4); Assistente Administrativo (76); Fiscal de Receitas Municipais (5); Fiscal de Serviço (7); Motorista (19); Auxiliar de Saúde Bucal (5); Eletricista (1); Microscopista (1); Técnico em Agronomia (4); Técnico em Aquicultura (1); Técnico em Edificações (6); Técnico de Enfermagem (11); Técnico em Laboratório (2); Técnico Imobiliário (2); Técnico em Pesca (1); Técnico em Radiologia (2); Técnico em Saúde Bucal (1); Topógrafo (1); Arquiteto e Urbanista (4); Assistente Social (8); Auditor Fiscal (2); Bibliotecário (1); Biólogo (3); Biomédico (1); Cirurgião Dentista (5); Educador Físico (7); Enfermeiro (10); Engenheiro Agrônomo (2); Engenheiro Ambiental (1); Engenheiro Civil (5); Engenheiro de Pesca (2); Engenheiro Elétrico (1); Engenheiro Sanitarista (2); Engenheiro Florestal (2); Estatístico (1); Farmacêutico (2); Fisioterapeuta (2); Fonoaudiólogo (2); Gestor Ambiental (2); Médico Clínico Geral (1); Médico Veterinário (2); Nutricionista (5); Pedagogo (17); Pedagogo – Técnico Educacional (10); Psicólogo (5); Técnico em Gestão Cultural (1); Técnico em Informática (6); Terapeuta Ocupacional (1); Turismólogo (2).

No quantitativo de vagas acima mencionado, encontram-se as reservadas para candidatos (PcD) que se enquadrem nos itens especificados no edital de abertura.

Ao serem contratados, os profissionais contarão com a remuneração no valor de R$ 1.412,00 a R$ 5.000,00 ao mês e a carga horária será de 24 a 44 horas semanais.

Para concorrer a oportunidade, os candidatos devem comprovar a escolaridade exigida, bem como ter registro no respectivo conselho de classe, CNH na categoria “D ou E”, idade mínima de 18 anos, entre outros requisitos que constam no edital.

Procedimentos para participação

Para participar, os interessados devem efetuar as inscrições no período de 14 de junho de 2024 a 7 de julho de 2024, exclusivamente via internet por meio do site do Instituto Vicente Nelson, mediante o pagamento da taxa no valor de R$ 60,00 a R$ 120,00. A isenção pode ser solicitada entre os dias 17 e 21 de junho de 2024.

No que diz respeito à classificação dos candidatos inscritos, será composta por prova objetiva prevista para ser realizada no dia 21 de julho de 2024, prova de títulos.

O conteúdo programático consistirá em questões de língua portuguesa, informática, conhecimentos gerais e específicos.

O prazo de validade do presente Concurso Público será de dois anos, contados da homologação do resultado final, com possibilidade de prorrogação por igual período.